Translate

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como apresentar o novo bebé ao cão da casa



Quem tem cães em casa vai querer saber como fazer para introduzir o bebé no ambiente. Tenho andado a ler alguns artigos e quero deixar aqui algumas notas de ajuda.
Há bichinhos ciumentos, que podem vir a sofrer com a chegada do novo elemento da matilha. A atenção dos donos dispersa-se e eles passam para um plano abaixo. Podemos vir a ter problemas de autoridade, agressividade, marcação de território, etc.
Para evitar-mos problemas, convém estarmos bem informados e fazer o necessário para que os nossos animais não sofram. Isso vai também proteger o resto da família, especialmente o novo bebé.

Se possível a educação do animal deve ser tomada em conta bem antes do término da gestação. Um cão tranquilo é muito mais facilmente adaptável a mudanças. É importante que o chefe da casa seja a Mãe ou o Pai e nunca o cachorro! Carinho é importante, mas a disciplina vem primeiro. Um cão disciplinado é muito mais feliz e seguro.


  • Leve seu cão ao veterinário para um check up, certifique-se que as vacinas dele estão atualizadas e faça quaisquer procedimentos agora, antes da chegada do bebê. Antecipe qualquer mudança na vossa rotina que possa vir com a chegada do bebé e institua essas mudanças de antemão. Se a alimentação do cachorro ou a rotina de exercícios irá mudar, certifique-se de que estas mudanças ocorrem pelo menos um mês antes da chegada do bebé.  O cão não deve ser sujeito a grandes mudanças na mesma altura da chegada do bebé porque pode relaccionar a mudança com a presença do novo elemento, o que pode ser prejudicial.
  • Continue a praticar os comandos de treinamento de seu cão em casa, como sentar e ficar parado e chamando-o pelo nome. Não deixe de lhe dar atenção.
  • Permita que o cão cheire a cadeirinha do bebé, berço, trocador, fraldas, brinquedos, roupas etc. Coloque as pomadas a usar no bebé primeiro em si e deixe o cão acostumar-se com os cheiros. Nunca deixe o seu cão na mobília do bebé e nunca permita que ele brinque com os brinquedos do bebé. Certifique-se que ele tem os seus próprios brinquedos com que se entreter. É saudável manter a separação de território e de pertences.
  • Deixe que o seu cão tome contacto com crianças se nunca o fez e veja a sua postura. Se possível, exponha o cão ao som do choro de bebés. Agora é a hora de corrigir qualquer comportamento inapropriado que o cão exibir. Depois do bebé nascer a sua paciência estará alterada e o seu stress parassará para o seu cão, dificultando o processo.
  • Quandoo bebé nascer, antes dele ir para casa, leve uma peça de roupa do bebé usada ou uma fralda, para familiarizar o cão com o cheiro do bebé. Se possível transfira o cheiro do bebé para os brinquedos do animal, ou para perto da comida ou de locais favoritos, de forma a que o cheiro do bebé seja associado a coisas boas. Pode usar a loção do bebé, ou as toalhitas que vão utilizar, por exemplo, esfregando-as nesses locais.
  • No regresso a casa, a pessoa que é mais próxima do cão deve entrar em casa primeiro sem o bebé. Esta pessoa deve dar alguns minutos de atenção ao animal e até mesmo um novo brinquedo ou biscoitos. Prepare então o cão, acalmando-o, colocando-lhe uma coleira se necessário (ou mesmo dando um pequeno passeio para gastar energias em excesso, depois, antes do bebé entrar, faça com que ele sente e fique parado (sem estar obrigado. É importante que o cão esteja calmo e se sinta seguro). Traga o bebé para casa na sua cadeirinha, aproxime do cão e tome atenção ao seu comportamento. Não seja eufórico nem esteja nervoso, é essencial que o cão sinta a sua confiança e felicidade.
  • Outro fator relevante é o aumento no número de visitas na casa. Com toda essa movimentação fora do comum, o cão pode ficar stressado, associando a chegada de pessoas e mesmo a presença da própria criança com a perda de espaço, carinho e atenção. Portanto, sempre que o cão tiver uma aproximação amigável com o bebé, ou com as visitas, ele deve ser recompensado com um petisco ou carinho. No entanto, evite recompensar atitudes bruscas, como saltar ou quando ele estiver agitado. Prefira dar ênfase a comportamentos mais tranquilos, pois, assim, o cão passará a valorizá-los também.
  • Um bom truque é ter alguns ossos ou briquedos novos guardados, para que, sempre que precisar de dar mais atenção ao bebé os ofereça ao cão, de forma a ele estar entretido com o objecto novo, para que ele não se sinta tão posto de parte nos dias em que temos menos tempo para lhe dar a atenção devida. 

Os cães adaptam-se facilmente e com estas precauções o ajuste prevê-se simples. Continue com um acompanhamento atento, pode levar dias ou semanas antes de tudo voltar à rotina. Faça uma aproximação gradual e não deixe de dar atenção ao seu animal. Nunca deixe seu cão sozinho com seu bebé e sempre o elogie por comportamentos adequados. Se você sente que seu cachorro está a ter problemas para se ajustar a chegada do bebé, contacte um veterinário ou um treinador canino. 
Com o passar do tempo, a segurança vai aumentando, e a aproximação pode ser maior. A convivência entre cães e crianças é muito benéfica para ambos, e pode e deve ser incentivada. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário