Translate

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A visita à maternidade do HPP Cascais

Ontem fomos visitar o HPP Cascais.
Tivemos uma visita de quase duas horas em que conversámos e vimos tudo sobre um parto na maternidade daquele hospital.

Fiquei muito bem impressionada. A enfermeira foi muito simpática, muito prestável, respondendo a todas as nossas dúvidas. Mostrou-nos a sala de partos, o internamento, falou-nos no sistema de segurança, anestesias, procedimentos, tudo!

Qualquer futura mamã pode marcar uma visita, ligando para o 214 653 000, podendo também levar um acompanhante. Convém marcar com alguma antecedência.

Vou tentar fazer um resumo do que se falou.

Entrada 
Convém ir para o hospital quando as contracções começam a ser mais regulares, de 5 em 5 minutos. Isto se estivermos perto do hospital, convém contar o tempo de chegada, se há trânsito, estacionamento, etc. Entramos pela urgência, fazendo a admissão normalmente e subimos! O acompanhante sobe connosco, fica na sala de espera no piso 3 e só entra depois de estarmos instaladas, vestidinhas e prontinhas para começar a festa. 
Quando chegamos vamos para o CTG ver se estamos mesmo em trabalho de parto. Se sim, seguimos para a sala de parto onde nos dão bata, chinelos, e um mini clister (não somos obrigadas a tomar, mas é sempre positivo irmos de tripinhas vazias).

O que levar?
Uma mala para o bloco de partos e outra (que fica no carro até irmos para o internamento). 
A maternidade tem bola de pilates, mas quem quiser leva a sua,  deixa no carro, para o caso de a bola deles estar a ser utilizada. Podemos também levar música em mp3, walkman... eles não têm leitores, temos de ser nós a levar o equipamento. Mas, as salas de parto têm rádio.
A lista dada nesta maternidade é a seguinte:

Para o bloco de partos
1º roupa (com gorro)
Mantinha
Cuecas para a mãe
BI, cartão de utente, cartão de subsistema de saúde, boletim de saúde da grávida, todos os exames realizados durante a gravidez

Internamento:
Mãe:
Camisas de dormir / pijamas abertos á frente (2/3)
Robe, de acordo com estação
Soutien de amamentação (2ou 3 discos)
Chinelos
Cuecas confortáveis ou descartáveis
Roupa para regressar a casa
Produtos de higiene pessoal
Pensos higiénicos
Toalha de banho

Bebé:
3 ou 4 mudas de roupa (body – calçasinteriores – babygrow  Exemplo) - meias ou botinhas)
2 gorros
2 fraldas de pano
Fraldas e toalhitas
Mantinha
Toalha de banho

Nas 7 salas de parto existentes há música ambiente, conforme já referi e tem WC privatido, com duche. Tem a marquesa, que pode ser colocada quase a 90º de forma à mãe parir quase sentada. Só ficamos mesmo deitadas caso seja necessário o uso de fórceps ou ventosas.
Eles não costumam fazer partos em 4 apoios (de gatas), porque a maneira de actuar é diferente e ainda não estão todos habilitados e habituados, mas estão muito abertos ao assunto. Já há equipas que sabem fazer, pelo que, se apanharmos uma equipa que já fez partos assim, não terão qualquer problema em fazê-lo.
Eles são sensíveis aos planos de parto das mães e farão tudo para que seja um momento agradável para a mãe e bebé, desde que lhes seja possível e se não houver riscos.
A episiotomia é também intervenção de último recurso e só cortam quando é mesmo necessário, para impedir que haja um rasgão grande (o perigo é rasgar até ao anus). Quando notam que vai rasgar pouco ou que há pouco risco não cortam. Enquanto um corte é uma laceração de 3º grau (vai até ao músculo), um rasgo pequeno de 1º ou 2º grau é sempre mais fácil de recuperar.
Ahh!! Existem 7 aparelhos de CTG, 3 deles wireless.

Quem está presente além da Mãe e acompanhante:
Dois enfermeiros especialistas. O médico só faz o parto se houver problema. Podem estar presentes alunos, mas se não quiserem é só alertarem a equipa para esse facto, eles respeitam. O anestesista está por perto e intervém sempre que necessário.

Quanto à epidural e ocitocina:
Quem tem "tramp stamps", como dizem no HIMYM, portanto, tatuagens no fundo das costas, ao centro, esqueçam epidural. Não podem levar. (é uma boa desculpa para contar às filhas que estão prestes a entrar na adolescência)
Só levamos epidural se quisermos e a mesma pode ser dada a partir dos 3 dedos de dilatação, havendo reforço da mesma sempre que necessário (geralmente dura cerca de 2h30). Até quantos dedos podemos levar? Depende da evulução de cada parto, mas geralmente é até as 6 dedos.
A ocitocina não é obrigatória nem dado adquirido e só é administrada se for necessário, se a mãe não a estiver a produzir ou seja necessário aumentar as contracções.
Atenção, vejam se têm as análises necessárias para entregar ao anestesista no hospital, senão também não vos dão epidural.

O bebé:
Nas salas de parto existem umas maquinetas de reanimação e aquecimento e limpeza do bebé, por isso, o bebé nunca sai de perto de nós a não ser em casos específicos. 
Quando nasce, se estiver tudo ok e com uma boa temperatura, vem directo para o nosso colo e nos próximos 30 minutos será logo a primeira mamada.
Eles são limpos ali, põe-lhe 3 pulseirinhas identificativas, uma delas electrónica ligada ao sitema de segurança do hospital. Se o bebé passar em algum sítio que não deve, desata tudo a apitar e o hospital encerra todas as portas num espaço de 20 segundos. Espectáculo!!

Saída da placenta:
Se a placenta não sair até uma hora depois da explulsão do bebé e se estivermos ainda sob o efeito da epidural, os enfermeiros especialistas tentam ajudar a remove-la, manualmente com ajuda de massagens. Caso vejam que vai ser difícil ou impossível, ou caso não tenhamos epidural, seguimos para o bloco operatório para fazer uma curetagem. A placenta nunca é removida a sangue frio.

Internamento:
Quartos singulares, duplos em último caso. É raro existirem duas parturientes por qurto. Todos os quartos tem WC privativo e televisão.

Visitas
Crianças até aos 12 anos (excepto irmãos) não são permitidas nem no bloco, nem no internamento.
Horário: das 12h00 às 20h00, duas visitas além do Pai. O Pai só pode estar presente durante o horário das visitas.
Ficamos 2 noites em parto normal se parirmos até às 18h00, 3 se parirmos depois das 18h00, 3 em caso de cesariana.

Nota: Não são permitidas crianças por causa do risco de contágio de doenças que estejam a incubar. Por exemplo, se um primo afastado vier ver o bebé e tiver apanhado sarampo na escola mas ainda não tiver sintomas, o nosso recém nascido certamente apanhará a doença. Como esse primo até nem fala connosco todos os dias, a probabilidade de sabermos nos próximos dias que ele está doente é escassa. Entretanto o nosso bebé adoece e ninguém sabe o que tem. Até descobrirem, por tentativas, o bebé pode piorar ou mesmo morrer. 
No caso dos manos, como estão connosco todos os dias, se estiverem doentes nós sabemos e podemos logo informar o hospital: atenção, o meu bebé está doente e o irmão apanhou sarampo na escola. São logo administrados os medicamentos para o sarampo, sendo muito mais rápida e segura a intervenção. A enfermeira aconselhou a termos o mínimo de pessoas possíveis em casa no primeiro mês de vida do bebé exactamente pelo mesmo motivo.
A familía e os amigos devem ser bem vindos, mas com precauções nos primeiros dias de vida, enquanto os bebés são ainda frágeis.

Por agora não me lembro de mais nada relevante sobre a visita. Adorei o hospital e do que já conheço das equipas tenho muita confiança nos profissionais do HPP Cascais.
Tenho a certeza que farão o melhor por nós e que vou ser extremamente bem recebida.
Esperemos que seja muito rápido e simples! ;)



11 comentários:

  1. Princesa falta-te o meu departamento...caso o trabalho de parto tenha de ser feita Indução:))))

    ResponderExcluir
  2. Pois, nesse caso começam noutro piso, no 5º Piso, mas ela não nos levou lá. :(
    Mas disse que tem uma bela vista e que poderíamos andar por lá, descansadinhas da vida!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu fui induzida, fui para o 5º piso mas tive azar porque naquela noite houve uma enchente de partos! Ficámos duas no mesmo quarto. Mas acabou por ser melhor, conversámos e trocámos ideias e lágrimas :)


    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do hospital, MAS, deram-me oxitocina antes de ver se evoluía. Fizeram episiotomia, apesar de ter pedido para não fazerem. Puseram-me num quarto com uma fulana com 5 filhos, e respectivas playstations, 4 avos e respectivos programas da TVI e um marido constantemente ao telemóvel. A criança, coitada, passou a primeira noite a levar clisteres e a mãe chamava-lhe 'filha da pílula'. Estava muito territorial com a minha chegada, como se tivesse culpa de ter que estar ali. Irritou-me porque vi vários quartos vazios. Em suma, senti-me defraudada em relação à informação dada na visita. De resto foi tudo bom e como estava em modo zen, não me queixei. Agora, as 39 semanas do 2o, estou a considerar não ir para lá... Nem q seja para variar..

    ResponderExcluir
  5. Creeedo! Que azar!!
    Comigo correu tão bem.... que pena Mane.. espero que com este corra tudo às mil maravilhas!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde... gostaria de saber se levou produtos para o seu bebe ( cremes, gel de banho, etc) ou se o hospital fornece. e lençois não lhe falaram?

    ResponderExcluir
  7. Olá Cláudia, lamento o atraso na resposta ao seu comentário, mas ainda não descobri como posso receber as notificações em tempo útil.
    Não levei nada, eles tinham todo o material necessário. :)

    ResponderExcluir
  8. Sou mãe de 3 meninos e agora estou a esowra da tão desejada princesa... bom os neus 2 filhos mais velhos nasceram no hospital antigo de cascais e nada a apontar o 3 filho nasceu no hospital novo de cascais e o tratamento foi 5 estrelas todos os meus partos foram induzidos portanto do ultimo comecei no 5 piso e por lá permaneci mesmo apos o parto fiquei sozinha num quarto o que achei fantástico em setembro é lá que vou ter a Jéssica pois adorei a maternidade

    ResponderExcluir
  9. Sou mãe de 3 meninos e agora estou a esowra da tão desejada princesa... bom os neus 2 filhos mais velhos nasceram no hospital antigo de cascais e nada a apontar o 3 filho nasceu no hospital novo de cascais e o tratamento foi 5 estrelas todos os meus partos foram induzidos portanto do ultimo comecei no 5 piso e por lá permaneci mesmo apos o parto fiquei sozinha num quarto o que achei fantástico em setembro é lá que vou ter a Jéssica pois adorei a maternidade

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, sou grávida de primeira viagem e a minha maior dúvida é se podemos escolher qualquer maternidade para ter o nosso bebé..ou se tem de ser o médico de família a encaminhar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, sou grávida de primeira viagem e a minha maior dúvida é se podemos escolher qualquer maternidade para ter o nosso bebé..ou se tem de ser o médico de família a encaminhar.
    Obrigada

    ResponderExcluir