Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Monitor de sono - síndrome de morte súbita

Para mim foi uma novidade, não conhecia esta maquineta.
Não conheço ninguém que use, mas se isto funcionar, acredito que permite aos pais terem um sono muito mais descansado...

Segundo a marca que fez a demonstração a que assisti, o monitor é colocado na barriguita e possui um sistema de estimulação vibratória que parecem cócegas, que “relembra” o bebé para a necessidade de respirar, sem o acordar, caso este deixe de respirar por um período superior a 15 segundos. No caso de o bebé reagir positivamente à estimulação e, continuar num sono tranquilo, no monitor ficará registado que durante esse período ocorreu um episódio de apneia. O alarme sonoro é acionado sempre que o bebé não reaja à primeira estimulação vibratória de 5 segundos. O alarme sonoro é progressivo e permanente, terminando quando os pais o desligarem.

Fora este aparelho facilitador, deixo também algumas medidas preventivas que retirei do site da MedicalSafe:

1. Coloque o bebé de costas para dormir
O risco de SMSL aumenta muito se os bebés dormirem de bruços. Dormir de lado não é tão seguro como de costas. Quando são deitados de costas, os bebés não bolsam nem aspiram mais o vómito do que se estiverem em qualquer outra posição.

2. Não fume durante a gravidez. Nem depois
O risco de SMSL aumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar. Se o pai também fuma o risco agrava-se ainda mais. Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira: quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.

3. Destape a cabeça do bebé para dormir
A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé. Não use edredões, nem almofada ou peças que o possam cobrir. Deite-o com os pés tocando o fundo da cama. Coloque o bebé num berço seguro em colchão firme e bem adaptado ao berço.

4. Não durma com o bebé na sua cama
Dormir com o bebé é mais perigoso: Se fuma, se estiver cansado/a, se bebeu álcool, se tomou medicamentos que afectam o sono.
O bebé deve dormir num berço apropriado, colocado ao lado da cama dos pais.

5. Não aqueça demasiado o bebé
O risco de SMSL pode estar associado ao aquecimento excessivo. Vista o bebé de forma a estar confortável e não quente. Verifique a temperatura colocando o dorso da sua mão na nuca ou na barriga do bebé.
Se o bebé tem febre precisa de menos roupa – não o agasalhe.
A temperatura ideal do quarto deverá estar entre os 18-21º C.

6. Coloque o bebé acordado noutras posições
Quando está acordado o bebé pode ser colocado de barriga para baixo para brincar. Assim fortalece os músculos do pescoço e das costas. Ensine o seu bebé a dormir de barriga para cima e a brincar de barriga para baixo.

7. O uso de chupeta pode ser um factor protector
Ofereça uma chucha ao bebé para dormir mas se ele a rejeitar não force. Se o bebé for amamentado, a chupeta não deve ser oferecida nas primeiras semanas de vida, pois pode prejudicar a adaptação de bebé à mama.


3 comentários:

  1. Ora bem... Se eu te disser que cada vez que o meu super herói anda com tosse, eu ainda vou ao quarto espreitar para ver o peito subir e descer, para ter a certeza que ele está a respirar. Pior! Faço a mesma coisa ao pai!
    O monitor é uma excelente ideia e, fosse eu uma pessoa cheia de dinheiro, talvez o tivesse comprado... Mas também é possível que substituisse a paranóia de "ir ver se o pequeno respira" pela de "ir ver se a cena tem pilhas". Acho que para além do monitor também existem uns colchões que desempenham semelhante função.
    Dito isto... Nunca mais existe uma noite sossegada! Mas também se vive muito bem com menos horas de sono e vê-los dormir sabe bem e faz bem ao coração.

    ResponderExcluir
  2. Pois, o meu avô fazia exactamente a mesma coisa comigo. Eu ainda me lembro dele ir ver se eu estava bem a meio da noite, por isso, foi até bem tarde. :) E de Inverno ainda tinha direito a um copinho de leite bem quentinho para aconchegar. hihihi, miminhos muita bons!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este aparelho. Vou pensar em comprar. Obrigada :)

    ResponderExcluir